COMO QUEIMAR GORDURA CORPORAL ARMAZENADA

“Então, como você diz ao seu corpo para começar a queimar a gordura corporal armazenada?”

“Cortar os carboidratos”, “Eu entro em cetose quase todas as tardes.”

“Cetose? Isso não é ruim para você?

Eu falo com muitas pessoas que querem perder peso. Eles tentam todos os tipos de coisas – exercício, restrição calórica, dieta. Às vezes, eles perdem o peso. Inevitavelmente, eles ganham de volta. Isso porque o que eles estão fazendo é fazer uma dieta – uma correção temporária na melhor das hipóteses. O que eles precisam é de uma mudança de estilo de vida, uma mudança de perspectiva, um novo paradigma. Claro, todos vocês conhecem o paradigma que eu defendo – uma conversão para comer alimentos reais e tradicionais.

No entanto, mesmo uma conversão para comer comida de verdade não vai necessariamente ajudar os quilos a derreter. Se você ainda estiver comendo 200 gramas de carboidratos por dia – mesmo que sejam carboidratos “tradicionais”, como grãos germinados ou embebidos, adoçantes não refinados, etc, você não perderá peso sem fazer algumas mudanças sérias.

Se seu corpo está armazenando regularmente gordura corporal (você ganha um pouco de peso a cada ano), então algo está errado com a forma como seu corpo metaboliza os alimentos. Deixe-me apresentar-lhe um novo conceito: o setpoint de gordura corporal .

O ponto de ajuste de gordura corporal é a massa de gordura corporal que seu corpo tenta defender contra mudanças em qualquer direção. É a tentativa do seu corpo de manter a homeostase. É por isso que, se você se exercita mais, come mais. É também por isso que se você restringir calorias, seu metabolismo diminui para compensar.

Por que você deveria se preocupar com o ponto de ajuste da gordura corporal? De Stephan na Whole Health Source:

Nós nos importamos porque isso tem algumas implicações muito importantes para a obesidade humana. Com um sistema tão poderoso para manter a massa de gordura corporal em uma faixa estreita, uma grande diferença desse intervalo implica que o sistema não está funcionando corretamente. Em outras palavras, a obesidade tem que resultar de um defeito no sistema que regula a gordura corporal, porque um sistema funcionando corretamente não teria permitido esse grau de ganho de gordura em primeiro lugar.

Então, sim, estamos ganhando peso porque comemos muitas calorias em relação à energia gasta. Mas por que estamos comendo muitas calorias? Porque o sistema que deveria defender uma massa com pouca gordura está agora defendendo uma massa gorda alta. Portanto, a solução não é simplesmente restringir calorias, ou queimar mais calorias por meio de exercícios, mas tentar “redefinir” o sistema que decide que massa gorda defender. Restringir calorias não é necessariamente uma boa solução, porque o corpo tentará defender seu ponto de ajuste, seja ele alto ou baixo, aumentando a fome e diminuindo sua taxa metabólica. É por isso que as dietas de baixa caloria e a maioria das dietas geralmente falham a longo prazo. É miserável combater a fome todos os dias.

Então, como você “reinicia” o sistema? Como você treina seu corpo para começar a queimar gordura corporal armazenada?

Uma palavra: cetose .

Cetose é o estado em que seu corpo entra quando começa a converter a gordura armazenada em cetonas para usar como combustível para suas células. Se você comer muitos carboidratos, nunca entrará em cetose. Em vez disso, seu corpo simplesmente usará toda essa glicose como combustível.

A cetose é perigosa?

Cetose ganhou um nome ruim, no entanto. Por um lado, seu corpo entra em um estado cetogênico quando começa a morrer de fome. Mas se você está comendo muitas calorias e aderindo a uma dieta de 21 dias rica em nutrientes, você não precisa temer a fome. A cetogênese não destrói o tecido muscular, mas sim o processo pelo qual a gordura armazenada é transformada em cetonas – uma fonte de energia perfeitamente utilizável para todos os principais sistemas do corpo. Outros se opõem à cetose porque se confunde com cetoacidose, um estado perigoso em que o corpo não só se torna cetogênico, mas também faz com que o sangue se torne muito ácido. Se você ainda está recebendo seus carboidratos limitados a partir de vegetais e frutas, você não precisa temer a cetoacidose.

De Mark’s Daily Apple:

Finalmente, as dietas cetogênicas, que geralmente são agrupadas pelos críticos, têm recebido muita má imprensa. Embora os especialistas geralmente tenham reconhecido sua eficácia para a perda de peso, dietas muito baixas em carboidratos que resultam em cetose (como a Atkins) foram criticadas por razões de saúde. O problema com essas críticas? Eles são baseados em dietas que permitem 20 gramas ou menos de carboidratos por dia. Embora eu acredite que não devemos funcionar principalmente com a energia de carboidratos, acredito que dependemos dos nutrientes oferecidos pelos vegetais com baixo teor de carboidratos e até mesmo de algumas frutas com baixo índice glicêmico. Uma dieta de 20 gramas de carboidratos simplesmente não permite a ingestão abundante de vegetais ricos em nutrientes.

Quando a ingestão de carboidratos é baixa o suficiente, digamos 50-80 gramas por dia, a cetose entra em ação quando necessário. Com o tempo, esse processo torna-se eficiente à medida que o corpo “se desdobra” em sua expressão genética. No entanto, esta ingestão de carboidratos é alta o suficiente para que você possa incluir livremente quantidades abundantes de vegetais ricos em nutrientes (incluindo potássio) para oferecer ao corpo nutrição suficiente, fibra e minerais alcalinizantes.

Em outras palavras, quando você reduz a ingestão de carboidratos para 50-80 gramas por dia e ainda inclui muitos vegetais e frutas em sua dieta, seu corpo pode entrar com segurança na cetose quando for necessário.

Uma vez que você está no seu peso desejado e você não espera perder mais gordura corporal, então ficar em qualquer lugar entre 100-150 gramas de carboidratos por dia ajudará você a manter seu novo ponto de ajuste de gordura corporal.

A glória de pensar assim é que você nunca precisa contar calorias! Na verdade, você provavelmente nem precisa contar gramas de carboidratos. Apenas evite grãos, açúcares e frutas doces. Se você começar a desejar esses alimentos, coma mais gordura saturada de fontes tradicionais como ghee, óleo de coco, sebo e banha. (Eu juro que isso funciona!)

Quando você atingir seu peso desejado, dê a si mesmo mais graça para comer frutas mais doces e grãos , tubérculos ou leguminosas ocasionais adequadamente tratados. Eu chamo isso de Paleo-ish. Não é para o Paleo ou Keto purista, mas me ajuda a manter minha sanidade!

Quando você está no seu modo de “manutenção”, o que você descobrirá é que você está comendo uma dieta muito mais alinhada às culturas tradicionais do mundo – uma dieta sem alimentos artificiais e processados , uma dieta cheia de gorduras saudáveis. de fontes de qualidade, uma dieta rica em alimentos fermentados e vivos, uma dieta sem açúcar, você obtém a imagem. As quantidades exatas de carnes, vegetais e gorduras que você come podem variar muito, dependendo de suas ânsias e preferências, mas uma coisa será certa: você nunca mais vai querer voltar a como você comeu antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *